O Vem Passarinhar CE é uma atividade gratuita onde as pessoas podem ter experiências diretas com a natureza através de uma caminhada mensal de observação de aves nas áreas verdes do estado do Ceará.
O projeto se propões a ser uma ferramenta para conectar pessoas e natureza. Uma espécie de vacina contra o déficit de natureza.
A semente dessa iniciativa foi plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 2002 e em 2014 recebeu o nome Vem Passarinhar pelo Observatório de Aves do Instituto Butantã, em São Paulo.
Em 2018, o Vem Passarinhar CE entra no roteiro nacional. O estado tem 558 espécies de aves, sendo uma delas exclusiva, o soldadinho-do-araripe. O Ceará possui 119 Unidades de Conservação, sendo 12 federais, 39 estaduais e 20 municipais, além de 48 reservas particulares do patrimônio natural.
Uma vez por mês temos um encontro às 7h no Parque Estadual do Cocó. O ponto de encontro é o centro de referência, de onde saímos em direção às trilhas. A caminhada é guiada por observadores experientes e biólogos voluntários que por 1h30 mostram para o grupo um pouco da biodiversidade das aves do parque. Com o apoio da SEMA, que fornece binóculos para o grupo, saímos em busca das aves. Para reabastecer as energias, fazemos um café da manhã coletivo, cada pessoa leva algo para partilhas. Logo na sequência, temos o Papo de Passarinho que acontece no Cine Cocó, dentro do centro de referência. Uma bate-papo sobre as riquezas do estado, viagens, natureza, aventuras e é claro, muito passarinho! Esses são os principais temas desse papo que pode ser ministrado por qualquer participante que queira se voluntariar.
Desde 2019, já visitamos 10 Unidades de Conservação no estado e observamos 166 espécies de aves, dessas, 10 ameaçadas de extinção.
Ao longo do projeto, criamos 10 miniguias de aves, cada UC visitada ganhou o seu! No âmbito do projeto, também desenvolvemos um livro de colorir e o aplicativo Vem Passarinhar CE em parceria com o Instituto Federal do Ceará – Campus Crato.
Em parceria com o nosso time do Vem Passarinhar e com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e financiamento da FUNCAP, escrevemos importantes produtos sobre turismo de observação de aves e o guia de Aves do Ceará. Livros importantes para posicionar o Ceará nas rotas de observação de aves, uma excelente ferramenta de movimentação da economia local e conservação da biodiversidade.
Automated page speed optimizations for fast site performance