
.png)
Conectividade
A biodiversidade e a saúde de ilhas oceânicas dependem das aves, já que são as semeadoras das florestas e as dispersoras de nutrientes essenciais para a vida marinha e terrestre. Nesse sentido, as aves são verdadeiras prestadoras de serviços ecossistêmicos e dependem de um oceano equilibrado. Mas poucas pessoas estão atentas a isso. E foi aí que o Projeto Aves de Noronha enxergou um grande paradoxo. Por mais que Fernando de Noronha seja um destino muito visado pelo turismo, a observação de aves não era incentivada. No local com a maior riqueza de aves marinhas do Brasil, elas não estavam recebendo os devidos holofotes.

Nossos Objetivos
Trabalhamos para que a conservação de aves de Fernando de Noronha seja fomentada pela movimentação da economia local, ciência, comunicação e engajamento social. Apostamos em um turismo trabalhando em prol da conservação e acreditamos que a conservação ajuda a fomentar o turismo de observação da vida silvestre. Para isso, o Aves de Noronha está alinhado com os receptivos locais e abriu pacotes para atrair e fomentar o turismo de observação de aves. Estamos colocando Fernando de Noronha no mapa nacional e internacional de rotas de observadores de aves.
Nosso trabalho é baseado em três pilares: Pesquisa, Educação e Economia Local.
Nesses período, já capacitamos 50% dos guias de turismo locais para atuar na observação de aves, desenvolvemos uma série de atividades de educação ambiental, incluindo atividades lúdicas com crianças e ações que contemplam distintos públicos, anilhamos e monitoramos as espécies endêmicas ameaçadas, sebito-de-noronha e cocoruta, produzimos materiais didático e encaminhamos documentos ao poder público para que possamos atuar juntos na elaboração de estratégias para a conservação da biodiversidade.

_edited.png)
Pesquisa

_edited.png)
Educação

_edited.png)
Economia Local
Nossas Ações


Preparando
Guias
Educação
Ambiental
Capacitando mais de 50% dos guias de Fernando de Noronha. O curso de aperfeiçoamento visa aprofundar informações sobre as espécies de aves e seus papeis ecológicos nos ambientes insulares, possibilitando que o turista desperte o interesse de potenciais observadores de aves e que estejam aptos a guiar turistas experientes na atividade.
Desenvolvemos atividades lúdicas na escola e Centro Integrado de Educação Infantil Bem-me-quer do arquipélago. Buscamos abordar a biologia e ecologia da avifauna noronhense a partir de brincadeiras e oficinas como, por exemplo, reproduzindo as diferentes estratégias de construção de ninhos e ovos. Mais de 200 crianças já receberam nossos materiais didáticos.
.png)
.png)
Aves usando
Pulseiras
Pesquisa
Desde 2016 realizamos o monitoramento de indivíduos de sebito-de-noronha e cocoruta, aves endêmicas de Noronha, com anilhas coloridas. Semestralmente, realizamos campanhas de anilhamento para coletar parâmetros biológicos e ecológicos destas espécies ameaçadas de extinção. Assim, conseguimos entender seu comportamento e traçar melhores estratégias de conservação. Até 2023, batemos o número de mais de 560 aves anilhadas.
Com os dados que coletamos, buscamos entender padrões de distribuição, reprodução e interações das aves do arquipélago. Realizamos pesquisas tanto com aves terrestres endêmicas, quanto com as aves marinhas. Ainda, temos parceria com dois pesquisadores renomados em suas respectivas áreas, Dr. Mauro Galetti e Dr. Luciano Naka.
.jpeg)
Material de
Divulgação
Todos os anos produzimos materiais para capacitar e estimular a observação de aves em Fernando de Noronha. Já atingimos público leigo, escolas, observadores de aves e guias locais. Alguns exemplos são o mini-guia de aves, nosso livro de colorir, adesivos e jogos para crianças e nosso último sonho realizado: o Guia de Aves de Fernando de Noronha.
​
Dê uma olhada nos nossos materiais na página de Produtos e Materiais.
.png)
Papo de
Passarinho
Mensalmente realizamos uma apresentação no Centro de Visitantes do TAMAR. Nossa palestra aborda as aves de Noronha e seus papéis ecológicos, demonstrando sua relevância, diversidade e curiosidades, despertando o interesse de turistas em passarinhar.

Vem Passarinhar
Noronha
Fazemos um convite mensal para incentivar a prática de observação de aves nas trilhas do Parque Nacional Marinho. O objetivo é promover a reconexão das pessoas com a natureza, redirecionando os olhares para a conservação da biodiversidade. A passarinhada é realizada uma vez por mês de forma gratuita e aberta a todos os públicos, com disponibilização de binóculos e mini-guia de observação de aves. Essa ação é patrocinada pela Log Nature.
.png)
Monitoramento
Reprodutivo
Realizamos o monitoramento de sebito-denoronha e cocoruta durante a época de reprodução. Através de busca ativa, localizamos ninhos, marcarmos as árvores e acompanhamos o desenvolvimento dos filhotes. Até 2024, monitoramos mais de 100 de ninhos, obtendo importantes informações sobre o ciclo reprodutivo e biologia dessas espécies.
.png)
Birdwatching
Vendemos pacotes de observação de aves em Fernando de Noronha. Em roteiros extremamente acessíveis e paisagens paradisíacas, você pode observar a maior riqueza de aves marinhas do país. Saiba mais na página de Birdwatching.

Está na ilha e quer participar do Vem Passarinhar Noronha?
É só clicar neste link, responder algumas perguntas rápidas e realizar sua inscrição!​
​
Conduzidos pela nossa bióloga Geise Sobral, todo último sábado de cada mês você pode se juntar a nós para observar as aves da ilha! O encontro se inicia às 8h30 da manhã na trilha do Sancho.
Ouça o Papo de Passarinho clicando nos episódios
Novo quadro do Balaio de Gato, o Papo de Passarinho irá entrevistar mensalmente nossa bióloga Geise Sobral, contando um pouco sobre as aves da ilha de forma acessível para todos.


Equipe
Aves de Noronha
Parceiros Locais

Lisandra Maria
Guia de Turismo

Bruno Galvão
Guia de Turismo
.png)
João Paulo
Guia de Turismo

Roberta Viegas
Fotógrafa

Roberta Magalha
Fotógrafa
Voluntárias 2024
.png)
Cynthia Baptista
Graduanda em Ciências Biológicas (UFMG)​
.png)
Bianca Góes
Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária​ (UniAnchieta)​
.png)
Eduarda Morais
Graduanda em Ciências Biológicas (UFRPE)​
Voluntárias 2024/2025

Bruna Miacci
Graduanda de Ciências Biológicas (UNESP de Assis)

Maria Luiza
Graduanda de Ecologia
(UFERSA)
.png)
Maiara Maia
Graduanda em Ciências Biológicas (UFC)